Código de Conduta

CÓDIGO DE CONDUTA

O novo Código de Conduta reflete as transformações da Raízen e do ambiente de negócios. É a nossa principal referência para tomarmos as decisões certas, que garantam a integridade em nossos negócios, preservem nossa reputação e nosso futuro de longo prazo.

ACESSE O Código de Conduta

Perguntas Frequentes

Tem dúvidas sobre Código de Conduta e Políticas de Compliance da Raízen? Abaixo, você encontra as respostas para as questões mais frequentes.
  • Meu irmão trabalha em empresa concorrente. Devo declarar isso na Ferramenta de Reporte de Conflito de Interesses?

    Sim. É natural que nos relacionamentos pessoais funcionários tenham contato e até parentesco com pessoas que trabalhem na concorrência ou em fornecedores. No entanto, para preservar o funcionário e a Raízen é necessário que a situação seja conhecida e que eventuais conflitos de interesse evitados. Com o reporte você pode receber orientação sobre como evitar conflitos e conviver com a situação.

  • Meu irmão é vice-presidente executivo de um banco público. Eu não trabalho na tesouraria da companhia, além de não ter certeza a empresa contrata empréstimos com este banco, mesmo assim preciso registrar a situação perante a área de Compliance?

    Sim. Esta situação poderia ser um potencial, real ou percebido conflito de interesses, dependendo do relacionamento da Raízen com a instituição financeira. Você deve reportar a situação na Ferramenta de Reporte de Conflito de Interesses, para que o caso seja avaliada e eventuais medidas preventivas sejam adotadas para proteger você, seu irmão e a companhia.

  • Ganhei ingressos de um evento de um amigo que recentemente começou a fazer negócios com a Raízen. Posso aceitá-los?

    Presentes e hospitalidades acima dos valores indicados como aceitáveis no Código de Conduta e sem violação das vedações ali previstas devem ser registrados na Ferramenta de Reporte de Presentes e Hospitalidades. Neste caso especificamente, independentemente do valor, como há um potencial ou aparente conflito de interesse, é necessário o registro da situação na Ferramenta de Reporte de Conflitos de Interesses, para que seu superior imediato e a área de Compliance avaliem se ao aceitar o ingresso poderia incorrer em situação de conflito e, com medidas preventivas, você, seu amigo e Raízen sejam protegidos.

  • Tenho um imóvel que está disponível para locação e um funcionário da minha equipe tem interesse em alugá-lo. Isso é um conflito de interesses?

    Sim. A situação é de potencial conflito de interesses, pois caso o funcionário do seu time venha a se tornar seu inquilino decisões sobre promoção ou desligamento podem vir a ser influenciadas pela obrigação financeira que ele terá com você em decorrência da locação. Assim, antes de tomar uma decisão sobre a locação reporte o caso na Ferramenta de Conflito de Interesses, para receber orientação específica sobre alternativas para evitar conflito de interesses.

  • Um fornecedor me ofereceu um benefício pessoal para que eu o considere no processo de concorrência que estou conduzindo. Isso é um conflito de interesses ou pode ser interpretado como suborno?

    Isso é suborno ainda que neste caso o fornecedor não esteja ofertando um pagamento em dinheiro. O suborno ocorre quando alguém promete vantagem indevida, que podem ser recursos financeiros, serviços ou bens, para obtenção de tratamento favorável em detrimento de terceiros ou até mesmo dos interesses da Raízen.

  • Estou conduzindo processo para contratação de prestação de serviços e uma das empresas participantes da concorrência é de um amigo meu. Há problema se eu continuar conduzindo ao processo?

    Sim. Considerando o vínculo com o proprietário de uma das empresas participantes da concorrência é recomendável a transferência da condução do processo para outro funcionário. Adicionalmente, a situação deve ser registrada na Ferramenta de Conflito de Interesses, para transparência em relação às atividades executadas até o momento da transferência do processo.

  • Às vezes ouço que devemos evitar até mesmo a aparência de um conflito de interesse. O que isso significa?

    Em geral, isso significa que não devemos nos envolver em situações em que uma pessoa comum teria boas razões para questionar nossa objetividade ou capacidade de sermos imparciais em relação às decisões de negócio tomadas na empresa.