Economia Circular

Economia circular

Economia circular é a reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Adotamos esse sistema em nossa cadeia de produção, desde o canavial, passando pelo uso dos subprotudos da cana na produção de biogás, etanol de 2ª geração, químicos, energia elétrica e mesmo em fertilizantes, voltando para a terra e colaborando para uma nova colheita, fechando o ciclo. Entendemos que a melhor utilização dos recursos naturais e financeiros garante maior eficiência aos nossos processos. É energia que mobiliza mais pessoas e negócios com menos recursos naturais.

gestão da água

A gestão hídrica é um tema de extrema importância para nós, especialmente em nossas atividades ligadas à agroindústria, na qual o uso de água é mais significante. Por isso, focamos nossos investimentos nas operações de EAB, desenvolvendo alguns programas ligados ao tema, como o programa REDUSA.

redusa

O programa Redusa é uma iniciativa pioneira no setor sucroenergético que visa reduzir o consumo de água e a geração de efluentes. Nele, atuamos em duas frentes: a primeira, tem foco em reduzir o consumo de água por tonelada de cana moída; a segunda, trata de diminuir o uso de água fria nas caldeiras por meio do reúso de águas quentes. Desde sua aplicação, deixamos de captar mais de 8 milhões de litros e, em 2017, ganhamos o prêmio Conservação e Reúso de Água, concedido pela Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Quanto à demanda de energia, 93% pode ser suprida com energia renovável, através da queima do bagaço da cana, tornando nossa operação autossuficiente, sendo os recursos fósseis utilizados apenas em processos específicos.